Protocolo em Terapia Intensiva para Reabilitação Neurológica em PediaSuit

Em 2018 a Estimulopraxis terá mais uma resposta a dar às suas famílias – o Protocolo em Terapia Intensiva para Reabilitação Neurológica em PediaSuit, que está inserido no Programa de Reabilitação Infantil – Re(Habilitar) para Crescer.

O que é o Protocolo Pediasuit?

Protocolo Pediasuit é uma abordagem terapêutica baseada num programa de exercícios específicos e intensivos que ajudam a minimizar reflexos patológicos e a estabelecer novos padrões de movimento corretos e funcionais. ​

O Protocolo PediaSuit utiliza diversas ferramentas:

- uma ortótese dinâmica, chamada SUIT, é um fato criada nos anos 70 por cientistas russos para uso dos astronautas, uma vez que os mesmos chegavam do espaço com dificuldades motoras, perda de movimentos, de massa muscular e com uma estrutura óssea alterada. O Suit é composto por colete, touca, calções, joelheiras, sapatos e um sistema de elásticos ajustáveis, que desempenha um papel crucial na regulação do tónus muscular, na função sensorial e vestibular;

- A ABILITY EXERCISE UNITY (gaiola – permite ganhar amplitude de movimento, flexibilidade dos músculos e articulações, bem como competências funcionais), o MONKEY (sistema de roldanas – para fortalecimento muscular específico) e o SPIDER (sistema de elásticos – facilita o controlo postural, com grau de sustentação variável de acordo com a actividade e função trabalhada), que são usados para aumentar a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis por esse movimento, além de criar inúmeras possibilidades de exercícios e uso de diversos materiais para o incremento do programa de tratamento.

Objetivos

O Protocolo Pediasuit tem como principal objetivo maximizar as funções da criança até se explorar todo o seu potencial, permitindo a cada criança vivenciar e aprender competências, que apenas são possíveis com facilitadores como as ferramentas deste Protocolo. Através desta abordagem terapêutica é possível a promoção não só do desenvolvimento motor, mas também cognitivo e comportamental.

Intervenção

O Protocolo Pediasuit consiste numa terapia intensiva realizada nas instalações do Centro Estimulopraxis, cada ciclo de Terapia Intensiva Pediasuit tem a duração de  4 semanas com intervenção de 4 horas diárias, ou 5 semanas de intervenção com 3 horas diárias.

Destinatários

O Protocolo Pediasuit está direcionado para crianças, adolescentes e adultos com patologias neurológicas, como Encefalopatia Crónica da Infância (anteriormente designada como Paralisia Cerebral), Atraso no Desenvolvimento Global, lesões traumáticas cerebrais, Perturbação do Espectro do Autismo, AVC’s e outras condições que afectam o desenvolvimento motor e/ou funções cognitivas. ​O elemento chave é um programa de tratamento estabelecido para a criança, adolescente ou adulto com base nas suas necessidades individuais.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Os comentários estão fechados