As Férias chegam para a Família!

Chega ao fim mais um ano letivo, preenchido de correrias e horários alucinantes que fazem ecoar constantemente aos ouvidos “ – Vamos despachar!” “ – Toca a levantar”, “ – Toca a vestir”, “ – Toca a lavar”, “ – Toca a comer” e “ – Toca a sair”.

Chegou o tempo de aos horários e aos planos semanais, dar espaço à descontração e à tranquilidade do estar em família, e de o foco ser exatamente “Estar em Família”. As férias trazem consigo oportunidades únicas para as famílias – a praia, a montanha, a piscina, os jantares fora, os gelados, as caminhadas, etc… Trazem sobretudo tempo para melhor conhecer os seus filhos, dando-lhe a oportunidade de criar novos caminhos para chegar até eles, e terem em conjunto momentos únicos de crescimento individual e enquanto família.

As férias não significam exclusivamente ir de férias e viajar, férias pode simplesmente ser aproveitar o tempo para estar e fazer dinâmicas menos habituais, sem horários para cumprir.

As férias são ótimas para explorar a forma como as crianças percecionam diferentes contextos e como os podem explorar de uma forma descontraída e livre, ao mesmo tempo que depositam nos pais, uma total confiança para colocar diferentes questões que os entusiasmam.

As férias são ótimas para conhecer os seus filhos, em contextos e dinâmicas sociais diferentes, sabendo ao mesmo tempo dar-lhe o espaço que necessita para que tal aconteça. Na praia ou no rio é importante observar o seu filho a interagir com outras crianças, como estabelece relação com outras crianças, como partilha os brinquedos e dialoga com elas, são comportamentos que mostram segurança ou não na exploração do desconhecido, tendo os pais um papel importante na existência de alguma dificuldade nestas situações.

As férias são ótimas para de forma descontraída e sem horários dar mais autonomia às crianças, deixá-las sozinhas tomar banho, vestir, comer, fazer a cama, entre outras, atividades que em tempo de aulas são muitas vezes feitas pelos pais, mas para as quais é essencial dar tempo e espaço para que sejam aprendidas e aperfeiçoadas.

As férias são ótimas para que as crianças de forma tranquila e sem pressão amadureçam muitos domínios que foram sendo trabalhados e estimulados ao longo do ano letivo, nas atividades naturais que vão sendo realizadas ao longo do dia com a participação e ajuda dos pais.

No fundo as férias são ótimas para Mimar, Brincar e Crescer, sendo um tempo ótimo e favorável para o afeto, onde a mãe e o pai podem tornar-se os verdadeiros heróis, pelas experiências que lhe proporcionam, dando a conhecer um novo mundo, onde tudo pode ser possível.

Dra Daniela Pereira

Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Os comentários estão fechados