Nova valência na ESTIMULOPRAXIS : Fisiatria com o Dr.Énio Pestana

A Medicina Física e de Reabilitação (ou Fisiatria) é uma especialidade médica que visa o diagnóstico, tratamento e prevenção de limitações e incapacidades resultantes de uma ampla variedade de doenças (osteoarticulares, neurológicas, cardiovasculares, pediátricas).
É realizada por equipa multidisciplinar composta por Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da Fala sob coordenação de médico Fisiatra. Pode ser ainda complementada com avaliação de outras especialidades médicas (Neurologia, Pediatria, Ortopedia, etc.) e outros técnicos de saúde (Enfermagem, Nutrição, Psicologia).
Possui um vasto arsenal terapêutico (agentes físicos e técnicas de cinesiterapia) assim como a prescrição de próteses (equipamentos de substituição de estruturas orgânicas perdidas ou lesadas), ortóteses (equipamentos e meios de correção/proteção de incapacidades) e produtos de apoio (equipamentos que visam otimizar a funcionalidade e o desempenho de atividades da vida diária).
No caso da Reabilitação Pediátrica, uma sub-área da Fisiatria, existem particularidades especiais. Realiza uma abordagem global das limitações de crianças com patologia diversa (prematuridade, atraso do desenvolvimento psicomotor, paralisia cerebral, sequelas de lesões osteoarticulares/neurológicas) incluindo os pais, cuidadores e educadores ao longo do programa de reabilitação. Trata-se de um processo dinâmico que pode implicar o pedido de exames complementares de diagnóstico pelo médico Fisiatra e o ajuste de todas as intervenções de acordo com o crescimento da criança.

www.estimulopraxis.com