O que oferecer as crianças ?

Os brinquedos ocupam um lugar muito importante no universo infantil, tendo como principal função estimular a actividade lúdica, favorecendo assim momentos de diversão essenciais para o desenvolvimento da criança.Um bom brinquedo deve ser atraente e estimulante, capaz de favorecer aspectos-chave para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afectivo-emocional e social.Nesta época natalícia gostamos de oferecer brinquedos aos que nos são mais queridos. Oferecer um brinquedo deve ser um ato espontâneo e entusiasmado, fruto de carinho. Essa escolha deve ser realizada com tempo, sendo fundamental pensar em quem o vai receber. Assim, deve-se ter em conta a idade, e as preferências da criança de forma a adequar o momento de brincadeira, partilha e aprendizagem que são a chave para o êxito do brinquedo.Para além de proporcionar diversão, os brinquedos permitem fazer amigos, desenvolver a inteligência, crescer em harmonia e disfrutar de momentos com os seus pares e família. É importante salientar que para a criança, brincar com os pais, avós e os adultos com quem vive e partilha o dia-a-dia, é uma satisfação, um valor acrescentado para a brincadeira.Através da brincadeira, as crianças aprendem sobre elas próprias e sobre os outros, sobre o funcionamento das coisas e sobre o mundo à sua volta. Assim, as crianças entram em contacto com o mundo que as rodeia, aprendem a utilizá-lo e a reinterpretá-lo.No âmbito do desenvolvimento infantil apresentamos algumas dicas para a escolha de brinquedos adequados à idade.

Idade Brinquedos
0 aos 5 meses Chocalhos, brinquedos musicais, mordedores, bolas de diferentes texturas, livros de pano ou plástico, mobiles,…
6 aos 12 meses Brinquedos flutuantes, cubos, caixas/brinquedos de encaixe, argolas, telefone, espelho, brinquedos com botões, brinquedos para empilhar,…
1 a 2 anos Brinquedos com várias texturas e com cores vivas, brinquedos de empurrar, bonecas, livros,…
2 a 3 anos Bolas, blocos, brinquedos de desmontar, carrinhos, bonecas,…
3 a 4 anos Triciclo, caixas de areia, bolas de sabão, casa de bonecas, cabanas, máscaras, fantoches, instrumentos musicais, brinquedos de montar e desmontar, lápis e papel, livros,…
4 a 6 anos Brinquedos que favorecem o mundo imaginário/fantasia: dinheiro, caixa registadora, telefone, cidades, circos, aviões com pistas, casa de bonecas,…
Depois dos 6 anos

Jogos de tabuleiro, jogos de cartas, brinquedos de coleção, brinquedos de magia, brinquedos eletrónicos, brinquedos associados ao desporto.

Dra.Sandra Antunes, Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação/Psicomotricista